Roteador: Menos Estética e mais Qualidade de Sinal

Você sabia que existem algumas recomendações do fabricante do roteador para instalação nos ambientes? Uma delas é o posicionamento da antena, por exemplo, sempre deve ficar na posição vertical. Pois é, nesse artigo vamos conversar um pouco sobre estética e qualidade do sinal.

O uso do roteador está cada vez mais comum nas residências devido ao grande número de dispositivos que necessitam da conexão Wifi.

Realizamos diariamente várias configurações em roteadores atendendo às demandas dos clientes com sinal fraco em alguns locais da sua residência, e acredite, o roteador é a principal causa desses problemas.

Ai você pergunta, mas o que a estética tem a ver com isso? Com as visitas que realizamos nas residências dos clientes, é perceptível a preocupação com a aparência do aparelho em contraste com o ambiente, onde muitas vezes encontramos os roteadores “escondidos” por trás de móveis ou locais de pouca movimentação. A resposta dos nossos clientes ao questionarmos o motivo é o mesmo: “É muito feio esse negócio ai”.

Então, vamos às recomendações:

Local Estratégico

O roteador deve estar no local próximo aos dispositivos que se conectam a ele. É fato que quanto mais distante os equipamentos do roteador, mais fraco é o sinal do dispositivo e mais lenta será a conexão, de forma óbvia, o tempo de entrega do dado e a recepção do mesmo tornam-se mais lenta, ocasionando esses problemas.

*É importante ressaltar que objetos metálicos e paredes de vidro também prejudicam a recepção do sinal por seu equipamento.

Então, uma segunda sugestão, colocar o roteador no local mais alto, assim terá menos barreiras que impedem a propagação do sinal no local desejado. Se assim mesmo o sinal ainda esteja fraco, sugerimos um repetidor. (Assunto para próximas postagens)

Posições da Antena

O sinal dos roteadores é enviado ao ambiente de forma paralela a posição de sua antena, ou seja, se a antena do roteador está na vertical, seu sinal é lançado na horizontal.

Na imagem abaixo, mostramos qual a melhor forma da antena do seu roteador está posicionada.

Por último, Quantidade de Dispositivos.

Como dito anteriormente, o roteador entrega a informação aos dispositivos conectados a ele não de maneira simultânea, mas individualmente. Pode não ser perceptível devido à velocidade do processamento dos equipamentos. Mas o que isso quer dizer? Por exemplo, supondo que você está próximo do seu roteador, o sinal está perfeito e mesmo assim está demorando a abrir alguma foto ou vídeo, e você tem outro dispositivo fora da área em que o roteador entrega o sinal com qualidade. No momento da lentidão no seu aparelho é por motivo do roteador está fazendo tentativas de entregar a requisição ao dispositivo mais distante.

Geralmente isso acontece quando a senha é compartilhada com vizinhos. Então, indique a Netline Telecom aos seus amigos para que eles tenham o seu próprio acesso.

Concluímos que se você prefere qualidade de sinal a estética do ambiente deve ficar de lado. Mas, calma! No mercado já existe soluções que podem atender as duas necessidades, aparelhos como Unifi e RBs que são esteticamente melhores.

Não encontrou o que estava procurando?

Encontre-nos

Cajazeiras – PB
Av. Presidente João Pessoa, 87
Centro – 58900-000

São José de Piranhas – PB
R. Prefeito Joaquim Assis, 198
Centro – 58940-000

Itaporanga – PB
R. Ananias Conserva, 01
Centro – 58780-000

Redes Sociais

NetlineTelecom

NetlineTelecom

NetlineTelecom

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades!

Redes Sociais

NetlineTelecom

NetlineTelecom

NetlineTelecom

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades!

Netline Telecom – Todos os direitos reservados
Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia